> Escritos: 20, ou a banda sonora da vida de nós os dois

8.3.07

20, ou a banda sonora da vida de nós os dois

1. Massive Attack - Teardrop

Exploro o espaço em que estou. Uma clareira verdejante que os declinantes raios solares iluminam, num fim de tarde sonolento. O silêncio é quase absoluto, quebrado apenas pela minha respiração pausada.
Avanço uns passos e embrenho-me no meio das árvores. As folhas e os ramos arranham-me a pele nua do peito e dos braços. De olhos fechados, decido o caminho a seguir; por ali, como sempre foi de todas as vezes que por aqui passei. Levanto o mesmo ramo caído de todas as outras vezes e entro no buraco que surge no chão. Continuo a descer confiante pelo túnel, perfeitamente adaptado às minhas dimensões. Desço até não haver mais luz solar e deparo-me com uma porta entreaberta; empurro-a suavemente e entro.
Um salão subterrâneo estende-se à minha frente. O chão, xadrez marmóreo de preto e branco, suporta colunas espalhadas pelo salão, que por sua vez suportam o tecto escuro. Caminho através da escuridão, guiado por uma luz lá ao fundo.
Chego, por fim, à lâmpada acesa, que ilumina junto a si uma cama. Deito-me e a lâmpada apaga-se, num acto natural. Sinto então a escuridão envolver-me e adormeço. Fico ali a dormir dentro do meu sono, a sonhar dentro do meu sonho, finalmente em segurança.
Um ruído longínquo insinua-se através das trevas, despertando-me. Acordo, então, e estou no meu quarto. Suspiro e anseio por ter, na vida real, um lugar onde me possa refugiar, como tenho nos meus sonhos.
Suspiro novamente e levanto-me.