> Escritos: Discurso

3.11.04

Discurso

Rapazes, este é o dia por que esperavamos. É o dia em que tudo se pode concretizar, tudo está ao nosso alcance: a glória, a fama, o estatuto de heróis, mas também a desilusão e a derrota. O dia em que podemos entrar para a história. O dia em que se nos abriram as portas da perfeição e nós entrámos de cabeça erguida. Já passámos por tanto juntos, tanto tempo que tivémos para antecipar estes momentos. Tivémos as nossas desavenças, as nossas querelas, mas também os grandes momentos. E agora é só mais um passo e seremos eternamente recordados. Sei que não vos estou a pedir o impossível, vocês convenceram-me já que são capazes de tudo. Contra adversários mais numerosos e poderosos e mesmo com todas as contrariedades possíveis, conseguiram vencer, numa clara demonstração da vossa força. Só vos peço para hoje fazerem aquilo que sabem melhor: lutar. Lutar com todas as vossas ganas, por tudo aquilo em que acreditam. Em Deus, nas vossas famílias, nos vossos bens, pela vossa pátria, pela fama, pela glória, pelo que quiserem.
Daqui a pouco tempo, quando estivermos frente a frente contra o inimigo, lembrem-se que connosco estão os nossos antepassados, os nossos avós e todos aqueles que nos antecederam, todos unidos debaixo da mesma bandeira e do mesmo escudo. Todos movidos pelo ideal comum de nos tornarmos perfeitos. Quando eles parecerem mais e melhores, lembrem-se que temos a coisa mais poderosa como arma secreta: a vontade. E usem-na para conquistar cada pedaço de terreno, para combater o inimigo, para vencer.
Quando era mais pequeno, sonhava que era poderoso. Comandava exércitos e nações até à vitória final, era o líder incontestado dos meus homens, dominava territórios imensos. Hoje sinto-me poderoso. Convosco, tenho a certeza que venceremos esta batalha. Peço-vos ajuda para concretizar o meu sonho. Se ma derem, prometo-vos que serei o homem do leme, que guiará a nau a bom porto. Eu, com o vosso apoio e dedicação, serei poderoso. Vocês, com a minha inteligência e estratégia, serão invencíveis. Juntos, seremos melhores do que tudo e todos, pois a nossa causa é justa e meritória. Seremos temidos por uns, e idolatrados por aqueles que estão do nosso lado. Receberemos riquezas imensas, viveremos como reis para o resto da nossa vida. Tudo isto não é um sonho, basta agarrá-lo. Está lá fora, naquele campo de batalha. Será duro, mas no fim só poderá sair um exército vitorioso, que levará em ombros o seu general. Rapazes, este é o sonho de uma vida. O sonho da minha vida. Quero ser o general levado em braços, quando vencermos. Uns de vocês são mais velhos e mais experientes; a vocês peço que levem a calma e a sobriedade necessária para comandar os outros, quando eu não puder socorrer-vos. Aos mais novos, peço-vos a irreverência. Quero que vão para o campo de batalha decididos a deixar as vossas marcas; vocês têm que ser como leões, audazes e fortes! Se a derrota parecer inevitável, ouçam os meus conselhos. Confiem em mim, assim como eu confio em vocês. Sei que se derem o vosso melhor, é possível vencer esta batalha, a batalha final, em pouco mais de uma hora. Temos que entrar na peleja confiantes na vitória e decididos a deixar sangue, suor e lágrimas lá, se necessário. Depois de tudo pelo que passámos juntos, a nossa luta, a nossa guerra, a nossa vida resume-se a uma batalha final, em que saíremos derrotados e jamais seremos recordados, ou então seremos os conquistadores, os gloriosos, os melhores. É só isto que eu vos peço: sejam os melhores nesta batalha. Prometo-vos que assim ganharemos.



Muito bem, então. Na baliza vai jogar o Zé, no centro da defesa...

RCA

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Fdd.
Enfim, cada um tem as suas batalhas.

6:20 da tarde  
Blogger Miguel C. Romão said...

"o objectivo da guerra nao eh morrer pelo nosso pais, eh fazer com que o outro bastardo infeliz morra pelo dele"
general patton

sou anti-belicista, mas ha afirmaçoes que fazem historia

6:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home